Pular para o conteúdo principal

Brasil tem 727 pontes na mesma situação crítica de estrutura que cedeu no Tocantins; Pernambuco está em 2º lugar

 


A queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na divisa do Tocantins com o Maranhão, no domingo (22), traz à tona a grave situação das pontes federais no Brasil. De acordo com levantamento da Folha de S.Paulo, 12,5% das pontes federais no país estão em condições críticas ou ruins, com 130 delas classificadas como “críticas”, o que equivale a 2,2% do total. A Bahia é 2º estado com o maior número de pontes federais em situação crítica. O estudo foi baseado em dados atualizados até maio de 2023, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A ponte Juscelino Kubitscheck, que desabou no último domingo, estava na categoria 2, que indica “condição ruim” de estrutura, segundo o Dnit. O levantamento revela que, de um total de 5.827 pontes sob responsabilidade do órgão, 727 estavam classificadas entre críticas e ruins. As condições ruins podem envolver falhas estruturais como fissuras no concreto, danos nos pilares e desgaste em sistemas de drenagem.

A tragédia que afetou o Tocantins e Maranhão já resultou em 17 desaparecidos, sendo confirmada uma morte até segunda-feira (23). Entre as vítimas estão motoristas de caminhões, motociclistas e passageiros, incluindo duas crianças, cujos corpos ainda não foram encontrados.

A Folha apurou que o Dnit, responsável pela manutenção das pontes federais, informou que entre 2021 e 2023 foi realizado um contrato de manutenção da ponte Juscelino Kubitscheck e outras estruturas na região, com reparos nas vigas e pilares. No entanto, o órgão não conseguiu concluir a licitação para as obras de reabilitação da ponte em maio de 2024, após a falha do processo licitatório.

Situação das pontes no país

A análise do Dnit revelou que, além das 130 pontes em situação crítica, outras 597 estão classificadas como “ruins”. Os estados com maior quantidade de pontes nessas condições são o Ceará (77), Pernambuco (60) assume o segundo lugar no país, Minas Gerais (59) e Pará (56). Se forem considerados os estados que mais concentram pontes em situação crítica, a lista é liderada por Minas Gerais (22), seguido por Bahia (18) e Ceará (16). (Foto Prefeitura de Estreito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.