Pular para o conteúdo principal

João Grilo e Chicó estão de volta, mas sem a companhia de Ariano Suassuna


Quase 25 anos depois de causar alvoroço em Taperoá com a ligeireza que ludibriou padres e coronéis, João Grilo volta a ser protagonista do sertão paraibano em “O Auto da Compadecida 2”, continuação do filme inspirado na obra de Ariano Suassuna que se consolidou como um marco para o cinema nacional.

Na nova trama, Grilo volta a Taperoá depois de muito tempo e reencontra Chicó, que espalhou entre os habitantes a história épica do amigo, salvo por um milagre anos atrás, quando ressuscitou após levar um tiro de um cangaceiro.

Para o povo, Grilo é uma celebridade eleita por Nossa Senhora Aparecida, que, na pele da majestosa Fernanda Montenegro, o defendeu diante do diabo no primeiro filme e permitiu que ele retornasse à Terra para se provar uma boa pessoa. Agora, Taís Araujo vive a Padroeira do Brasil.

A história original é uma peça de Ariano Suassuna, escrita com elementos da literatura de cordel. O drama cômico revolucionou o teatro ao levar aos palcos a cultura popular do país, com todas suas tradições religiosas. A adaptação para o cinema, em 2000, levou mais de 2 milhões de pessoas às salas de exibição e sagrou Guel Arraes como cineasta.

Fazer a continuação, que estreia nesta quinta-feira (26/12) em todo o país, envolvia altas expectativas. Desta vez, o diretor Guel Arraes não contou com o texto de Ariano Suassuna e precisou se policiar para evitar uma cópia do primeiro roteiro.

O diretor conta que a coragem veio quando se lembrou daquilo que poderia adicionar à trama, com elementos do próprio Suassuna e de farsas medievais estudadas para o primeiro filme.

 

“Os golpes de João Grilo tinham que ser maiores, mais ousados. Desta vez, tem mais emoção, porque com Ariano a emoção é só no céu”, diz o diretor.


Chicó, por exemplo, espera pelo retorno de sua amada Rosinha (Virgínia Cavendish), mas precisa resistir à sedução da voluptuosa Clarabela (Fabíula Nascimento).

 

O empresário Arlindo (Eduardo Sterblitch) e o coronel Ernani (Humberto Martins) disputam as eleições para a Prefeitura de Taperoá logo na volta de Grilo, que acaba se envolvendo no conflito e arrasta Chicó com ele.


O tempo, claro, passou para Matheus Nachtergaele e Selton Mello, que estavam ainda no começo da carreira quando eternizaram Grilo e Chicó, respectivamente, nas telonas. Mello fazia telenovelas dramáticas, enquanto Nachtergaele vivia tragédias no teatro.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.