A mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) é transmitida principalmente pelo contato pele com pele direto e próximo com as lesões, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. As manchas e bolhas na perna são uma forma comum de manifestação da doença, indicando que o vírus está presente na pele naquele local.
Como ocorre o contágio (especialmente com lesões nas pernas):
Contato Direto com a Lesão: Tocar nas bolhas, feridas ou crostas (cascas) de alguém infectado, mesmo que seja nas pernas, braços ou outras partes do corpo.
Contato com Superfícies Contaminadas: Tocar em roupas, lençóis, toalhas ou objetos pessoais que estiveram em contato com as lesões de uma pessoa com mpox.
Contato Íntimo/Sexual: O contato físico próximo e prolongado, como abraçar, beijar ou durante relações sexuais, facilita a transmissão devido à exposição direta às lesões.
Gotículas Respiratórias: Contato próximo e prolongado face a face com alguém infectado, através de gotículas de saliva ou secreções respiratórias.
Pontos importantes sobre as manchas na perna:
O líquido é infeccioso: As bolhas amareladas contêm uma grande quantidade de vírus.
Período de contágio: A transmissão ocorre desde o início dos sintomas até que as lesões tenham cicatrizado, as crostas caído e uma nova camada de pele tenha se formado.
Surto em Santa Filomena
Prevenção: Evitar contato físico com pessoas doentes, higienizar frequentemente as mãos e não compartilhar roupas de cama ou toalhas.
Se você notar lesões suspeitas, é importante isolar-se e procurar atendimento médico para diagnóstico e orientações.

Comentários