Pular para o conteúdo principal

OMS: Quase 40% dos casos de câncer são de causas evitáveis



A afirmação de Isabelle Soerjomataram, especialista em monitoramento do câncer da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), é contundente: "Agora temos as informações necessárias para evitar o câncer antes que ele se desenvolva".

Em declarações à imprensa na semana passada, Soerjomataram e seu colega Andre Ilbawi apresentaram os resultados de um estudo envolvendo 36 tipos de câncer em 185 países. As análises foram publicadas na revista científica Nature Medicine nesta terça-feira (03/02).

A pesquisa começa com uma estatística tão impressionante quanto a afirmação inicial de Soerjomataram: 7,1 milhões de novos casos de câncer foram associados a fatores de risco modificáveis (FRM) – a exemplo do consumo de tabaco e álcool, bem como infecções. O número representa 37,8% do total de 18,7 milhões de novos casos de câncer registrados em 2022.

A pesquisa sobre os FRM não é nova, já que, há tempos, sabe-se que outros aspectos, como o excesso de peso, a obesidade, a poluição e outras toxinas podem ser cancerígenos. E a alegação de que é possível "evitar o câncer antes que ele apareça” depende também de variados fatores, como a falta de acesso a atendimento médico e a recursos de saúde – o que não é uma garantia em diversas partes do mundo.

Mas detalhes desse mais recente estudo provêm de algumas informações sobre os efeitos dos FRM, que podem variar de acordo com a região e o sexo.

Os autores consideraram 30 fatores de risco, incluindo os supracitados tabaco, álcool e poluição do ar, além da exposição a toxinas como o amianto. Outros aspectos são o índice de massa corporal (IMC) elevado, falta de atividade física, mascar tabaco e noz de areca, algumas práticas de amamentação, e a exposição à radiação ultravioleta.

E, pela primeira vez em um estudo envolvendo FRM, os pesquisadores também incluíram agentes infecciosos como cancerígenos, como hepatite B e papilomavírus humano (HPV).

Cânceres relacionados ao HPV

Em todo o mundo, o HPV é responsável pela maior parcela de cânceres evitáveis em mulheres. Apesar da disponibilidade de vacinas que se mostraram altamente eficazes na proteção contra o câncer cervical, "a hesitação em relação à vacinação é muito grande", afirma Ilbawi.

"Em países mais ricos, a exemplo da Austrália, o câncer cervical está praticamente erradicado, com uma incidência atual de 5 casos para 100 mil pessoas. Mas quando analisamos a questão na América Latina ou na África Subsaariana, os problemas continuam. O câncer relacionado ao HPV, especialmente o câncer cervical, ainda é muito alto nessas regiões", lembra Soerjomataram

Descobertas sobre cânceres evitáveis

A inclusão de agentes infecciosos no estudo revelou novas informações sobre cânceres em mulheres – e também variações em relação aos homens. Os pesquisadores afirmam que esperam que isso ajude a melhorar as medidas de prevenção da doença.

A pesquisa concluiu que as infecções causaram o maior número de cânceres evitáveis entre as mulheres, com um total de 2,7 milhões de casos (29,7%). Entre os homens, foram justamente os FRM, como o tabagismo: 4,3 milhões de casos (45,4%).

Ao analisar detalhadamente os dados sobre câncer de pulmão, que é um dos tipos mais diagnosticados tanto em mulheres quanto em homens (junto com câncer de mama, colorretal e de próstata), descobriu-se que o peso dos FRM é semelhante, mas o efeito é diferente.

Em ambos os sexos, o tabaco, a poluição e a exposição profissional a toxinas foram atribuídos em proporções quase iguais. Os números, entretanto, variam bastante: enquanto houve 1.326.453 casos de câncer de pulmão entre homens, entre as mulheres foram registrados 477.869 casos.

Intervenções orientadas

Com o Observatório Global do Câncer prevendo um aumento de mais de 50% nos casos de câncer até 2045, os pesquisadores escreveram em seu artigo que "essa carga crescente ressalta a necessidade urgente de estratégias de prevenção eficazes", argumentando que "muitos casos poderiam ser evitados por meio de intervenções orientadas".

Pouco se fala no estudo sobre os 62,2% dos casos de câncer que não puderam ser atribuídos a FRM.

Mas Suzette Delaloge, especialista em câncer de mama e prevenção do câncer no hospital de pesquisa francês Gustave Roussy, afirma que o estudo representou "uma contribuição fundamental para a definição de uma abordagem global e baseada em dados para a prevenção do câncer".

Delaloge, que não participou da pesquisa, diz que, embora o estudo tenha destacado como os cânceres são "amplamente moldados por determinantes geográficas, sociais, econômicas e culturais, [...] ações individuais continuam sendo essenciais para mitigar seus efeitos profundos".

Os próprios pesquisadores afirmaram que as futuras medidas de prevenção contra o câncer terão que abordar cada vez mais diferentes efeitos em mulheres e homens, bem como responder aos distintos contextos sociais e econômicos entre países e regiões.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duplo homicídio de pai e filho em Afrânio choca a cidade do doce

Petú Maciano A população de Afrânio foi surpreendida com a triste notícia do duplo homicídio ocorrido no fim da tarde desta terça-feira 13 de janeiro de 2026.  Segundo informações de  populares rixa antiga alimentada por confusão envolvendo uma novilha culminou na tragédia que abalou a pacata cidade de Afrânio. O sinistro aconteceu no sítio Veneza que fica a 5KM da sede do município. O corpo do filho de nome Maciano de Macedo Rodrigues, 45 anos, foi encontrado dentro da roça a uns 40 metros da estrada enquanto que o corpo do pai de nome Petronilo Pereira Rodrigues, 70 anos, conhecido por Petú, tombou na estrada. A Polícia Militar já está no local para realização dos procedimentos de praxe até a chegada do IML. O sítio Veneza onde aconteceu o duplo homicídio é o mesmo que há cerca de 40 anos ficou conhecido pela ‘tragédia familiar da Veneza’, na qual um homem cometeu uma chacina matando quase toda a família, inclusive um cachorro, e posteriormente foi morto pela Polícia.

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...