Pular para o conteúdo principal

Time de Haddad identificou principais entraves da reforma tributária

 


Mesmo com a criação de uma secretaria especial para tratar da reforma tributária, a própria equipe econômica do novo ministro Fazenda, Fernando Haddad (PT), reconhece que a PEC idealizada por Bernard Appy está longe de ser o modelo com chances de aprovação no Congresso Nacional.

Nos bastidores, membros do time de Haddad apontam para as dificuldades no avanço da proposta em sua forma atual. Entre elas, a maneira pela qual seria possível repartir a arrecadação entre estados e municípios e como atender de maneira justa aos segmentos de indústria, comércio, serviços e agricultura, que pagam hoje diferentes valores de impostos.

Appy, indicado como secretário especial, é o idealizador de uma Proposta de Emenda à Constituição que chegou a tramitar no Congresso em 2019, apresentada pelo presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP). As informações são do colunista do Metrópoles, Igor Gadelha.

Nela, Appy propõe a criação de um Imposto de Valor Agregado (IVA). A alíquota uniria todos as principais taxas existentes no país hoje, incluindo impostos federais, estaduais e municipais: PIS, COFINS, ICMS e ISS.

Apesar da concordância entre políticos e empresários sobre a necessidade de um imposto unificado, nenhum ente da federação quer ficar com a menor fatia dos tributos.

Aliados de Haddad lembram, por exemplo, que alguns estados hoje arrecadam muito com ICMS, como São Paulo, e desejariam uma parcela maior do IVA.

Entre o sonho de Appy e a realidade, a equipe de Haddad diz vai buscar algum lugar no meio do caminho.

A briga entre setores

O setor de comércio e serviços ainda apresenta outros entraves, dizem aliados do ministro. Os comerciantes temem um aumento da carga tributária e defendem a adoção de alíquotas diferenciadas por setor. A ideia já foi rechaçada pela equipe econômica de Haddad.

Segundo interlocutores do ministro, uma pluralidade de IVAs apenas levaria a manutenção de um sistema já caótico.

Em meio as dificuldades, aliados de Fernando Haddad admitem que pode sair da Câmara e do Senado a formação de mais de um tipo de IVA, com a união de impostos em grupos diferentes. O mecanismo é parecido com o proposto na PEC 110, que tramita já no Senado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.