Pular para o conteúdo principal

Paulo ainda sem lugar certo



O governador Paulo Câmara teve uma conversa com o presidente eleito Luiz Inácio da Silva. Ocorreu na sexta-feira passada, em Brasília, antes do petista receber a senadora Simone Tebet (MDB), que ainda não tem lugar definido na Esplanada dos Ministérios.

Câmara e Lula também trataram de espaços no futuro governo. O PSB, do governador pernambucano, já emplacou três ministérios – Justiça, Portos e Aeroportos, Indústria e Comércio. A fatura de Lula com o partido no primeiro escalão, portanto, já está paga.

Restará a Câmara se contentar com o segundo escalão. Não se sabe o que Lula ofereceu. Há apenas especulações, entre as quais Banco do Nordeste e Codevasf. Historicamente, o BNB é da cota do PT cearense, sofre forte influência da esquerda cearense próxima ao presidente eleito.

Quanto à Codevasf, quem está de olho nela, por ter forte apelo político, orçamento graúdo e ações que vão além de irrigação no Nordeste, é o grupo partidário Centrão, integrado por mais de seis legendas, a quem Lula terá que contemplar com espaço generoso, sob o risco de sofrer derrotas no Congresso.

Diante disso, tudo leva a crer que Lula, que tem apreço pessoal por Paulo Câmara, ainda não tenha oferecido nada ao governador em razão de negociações que passam antes pelo Centrão, o MDB e até o PSD, do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Dez mil cargos – Quando assumir o comando do Governo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva herdará da administração de Jair Bolsonaro 9.587 cargos comissionados para distribuir na Esplanada, sem contar instituições de ensino e agências reguladoras. Desse contingente, 60% das posições devem ser ocupadas por servidores de carreira e as demais estão liberadas para qualquer pessoa. Após negociar o loteamento de ministérios com partidos, para obter apoio no Congresso, esses postos podem entrar na partilha com a legenda ou ainda ser distribuídos a outras agremiações, se a gestão do ministério vier a ser compartilhada entre aliados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.