O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios, que cria programas sociais e amplia benefícios já existentes. Foram 393 votos favoráveis e 14 contrários à matéria.
Os parlamentares ainda precisam analisar os destaques apresentados pelas bancadas, com sugestões de mudança no texto. Depois, ainda é necessário votar a matéria em segundo turno. O regimento interno da casa legislativa prevê intervalo de 2 sessões entre cada turno de votação, que pode ser superado por aprovação de requerimento de quebra de interstício.
A sessão foi marcada por falhas no sistema que permite a participação remota de parlamentares (o chamado “infoleg”), o acompanhamento dos trabalhos por cidadãos pela internet e o próprio funcionamento do site da Câmara dos Deputados. Congressistas em missão oficial no exterior reclamaram da impossibilidade de votar.
Diante da instabilidade do sistema, problema que já ocorreu em outras votações recentes, o presidente da casa legislativa, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu suspender a sessão e transferir a votação para a manhã desta quarta-feira (13) – o que incomodou opositores que alegam manobra regimental.
Minutos antes de proclamar o resultado da votação em primeiro turno, Lira fez um breve pronunciamento aos parlamentares. Em sua fala, ele informou que os dois servidores da instituição, fornecidos pelas empresas Algar e Level 3, “caíram ou foram cortados automaticamente no mesmo período”. O parlamentar disse que será feita uma reclamação formal à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça para que os fatos, em suas palavras “atípicos”, sejam investigados.
Fonte: Infomoney
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário