Pular para o conteúdo principal

Médicos explicam a diferença entre procedimentos de urgência e emergência

 

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (28), os médicos José Almeida e Renato Leal explicaram aos telespectadores a diferença entre os procedimentos de urgência e emergência nas unidades de saúde. Na oportunidade, os profissionais esclareceram qual tipo de estabelecimento buscar a depender dos sintomas apresentados. 

"Se é uma dor de garganta, um resfriado, pode ser resolvido na UBS. Lá se faz os exames simples e o local onde pega os medicamentos. Já casos como grandes queimados, traumas e suspeita de infartos devem ir ao pronto atendimento, que são as UPAs", explicou Renato Leal, tesoureiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi).

Neste sentido, o profissional ressaltou que o paciente precisa entender como funciona o atendimento nas UPAs. “Lá tem o serviço de triagem, que a população precisa entender. Não é porque está querendo dificultar o atendimento, essa triagem é feita para beneficiar aqueles pacientes que têm quadro mais graves”, disse. 

Por sua vez, José Almeida, diretor do Simepi em Picos, destacou que embora tanto as UPAs como UBS sejam estabelecimentos do tipo “porta aberta”, disponíveis para o atendimento à população em geral, lembrou que o processo de atendimento nesses locais varia de acordo com a gravidade do caso.

"O hospital é para atender os casos de urgência e emergência, já o posto de saúde e ubs,  são os que atendem ao programa saúde da família. para atender as doenças mais básicas e crônicas, como diabetes, hipertensão, hanseníase e tuberculose, doenças que precisam de um atendimento de controle", frisou o médico. 

Durante a entrevista, os representantes do Simepi ainda pontuaram o tempo de espera para cada tipo de atendimento, variando entre duas horas para casos pouco urgentes, que podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde, até zero minutos,para aqueles pacientes que precisam de atendimento imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.