A revelação é uma verdadeira viagem pela matemática recreativa, um campo do saber que alia raciocínio e diversão. Essa abordagem lúdica, além de cativante, serve como uma porta de entrada para o pensamento científico e investigativo, principalmente entre estudantes.
O ponto de partida: o truque do 1089
Tudo começou com um experimento matemático conhecido entre professores:
- Escolha um número de três algarismos distintos em que o primeiro seja maior que o último (por exemplo, 721).
- Inverta os algarismos (127).
- Subtraia o menor do maior (721 - 127 = 594).
- Inverta o resultado (495) e some ao original (594 + 495 = 1089).
Independentemente do número inicial escolhido (respeitando a condição Primeiro > Terceiro), o resultado final será sempre 1089. Um número aparentemente mágico. Mas o professor Seabra foi além do truque e decidiu investigar mais profundamente o comportamento desse número.
Um número cheio de simetria
Ao observar as multiplicações de 1089 por pares de números cujos produtos somam 10 — como 2 e 8, 3 e 7, 4 e 6 —, Seabra notou uma simetria surpreendente:
- 1089 × 2 = 2178 e 1089 × 8 = 8712 → números espelhados.
- 1089 × 3 = 3267 e 1089 × 7 = 7623 → novamente, simetria.
- 1089 × 5 = 5445 → um número palíndromo (igual de frente pra trás e de trás pra frente).
Essa observação levou à criação de um novo conceito: números novinvertibulus.
Números que se invertem ao multiplicar por 9
A verdadeira surpresa veio com a descoberta de uma sequência de números que, ao serem multiplicados por 9, produzem exatamente o seu espelho (inverso). A estrutura geral desses números é:
10n89, onde n representa a quantidade de algarismos 9 entre o 10 e o 89.
Veja alguns exemplos impressionantes:
- 1089 × 9 = 9801
- 10989 × 9 = 98901
- 109989 × 9 = 989901
- 1099989 × 9 = 9899901
A multiplicação por 9 gera sempre o número invertido, uma regularidade que pode ser estendida indefinidamente. Todos esses números também são divisíveis por 9, o que acrescenta uma camada extra de consistência ao padrão.
Aplicações e encantamento
Apesar de simples, a descoberta tem um enorme potencial pedagógico. Ao mostrar como padrões matemáticos podem surgir de operações rotineiras, ela convida estudantes a adotarem uma postura investigativa. A matemática deixa de ser uma sequência de fórmulas e se transforma em um universo de descobertas acessíveis a todos.
Francisco Herbert Seabra acredita no poder transformador da matemática lúdica. “Minha intenção é despertar a curiosidade e o gosto pela investigação”, afirma ele, que há anos trabalha com matemática recreativa em sala de aula.
Além do impacto na educação, esse tipo de descoberta valoriza o papel da criatividade no raciocínio matemático — algo que muitas vezes é deixado de lado no ensino tradicional. Para professores, estudantes ou curiosos que queiram conhecer mais sobre os novinvertibulus ou aplicar sobre isto em atividades educacionais, é possível entrar em contato com o professor pelo e-mail: fhseabra@outlook.com.
Até o próximo post...
Por Francisco Soares Filho
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