Pular para o conteúdo principal

E você faz parte dessa massa?

Admirável gado novo

Vendo a corrupção sobrepor os interesses coletivos, os que tem mentes mais abertas quando percebem o espírito malandro de um determinado governante se gabar da sua capacidade de enganar, tratando o povo como mera massa de manobra, o senso crítico inteligente dos bons pensadores de imediato entra em ação.

Na canção de Zé Ramalho o senso crítico do compositor  no que refere-se ao povo marcado, porém feliz, que passa a ideia de um entendimento curto que pode ser classificado como uma admirável vida de gado no quesito subserviência, de início já me ganha, além de conter estrofes letradas como: o povo foge da ignorância apesar de viver tão perto dela, bem como, o raciocínio inteligente que muito me encanta quando a ideia cantada que vou citar a seguir na minha visão é um despertar em relação ao dever como obrigação e não como mérito. 

Ou seja, ele diz: a vigilância cuida do normal. O que eu extraio disso? _ Então, a gente se encanta com o que a nossa míope visão consegue enxergar a curta distância e por incapacidade de pensar acreditamos que já sabemos de muito quando não sabemos na verdade é de quase nada. Ou seja, sentimos+os seguros por conta de uma suposta vigilância que não impede em absolutamente nada a investida de um criminoso contra a gente porque o papel dela não é cuidar da gente, mas apenas do que já é normal. 

A música é um misto de crítica à exploração do trabalho e à manipulação psicológica e intelectual.

Todo governo central e autoritário se encarrega de manter a população manipulada, todavia feliz o tempo todo.

Segundo o livro admirável mundo novo de Aldous Huxley os seres humanos são divididos em castas, e uma delas — a mais baixa — que é biologicamente fabricada para servir, fazer o trabalho pesado, sem reclamar e sem sequer ter qualquer consciência sobre o quão injusta é a situação.

E foi dessa história que veio a inspiração para o uso da palavra gado, afinal, é isso que o gado faz no campo: apenas obedece, ainda que inconscientemente.

Trazendo para a realidade dos atuais cegos babões, faz referência aos políticos  que se gabam de suas expertises e em um paralelo com o campo, o compositor retrata a realidade dos seguidores que aceitam ser marcados com suas marcas de domínio, a ponto dos marcados serem notados em qualquer lugar que tem um dono e que a ele obedece, por ele briga como um povo carimbado, usado como um material descartável, mas o tempo todo feliz.

Nas fazendas, existe o hábito de marcar o gado com o ferrete, um instrumento de metal que é aquecido até ficar em brasa e depois é prensado contra o couro do animal.

Assim, a queimadura com as iniciais do dono identifica o rebanho e organiza o domínio do fazendeiro. Depois desse processo, diz-se que aquele é um gado marcado.

E por aí vai, enquanto a vigilância está la fora cuidando da normalidade para garantir que tudo e todos estão sob controle do governo e a vida seguindo dentro do esperado, essa massa manobrada pelos espertos desprovida de um bom e inteligente senso crítico, presa na rotina dos Marias vão com as outras, mesmo agindo de forma contrária sem perceber que está sendo usada, ainda tem a capacidade de sonhar, querendo fugir da ignorância mas ao mesmo tempo não conseguindo por falta de consciência se distanciar dela. Ou ou ouuuu vida de gado!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem tava achando sem sal o ano eleitoral em Afrânio um tempero a mais na disputa está vindo ai

Conhecido em Afrânio por Salga Pele ,  já que o mesmo compra e vende couro de animais, o vereador do município Lélio Ramos teve seu nome no auge dos comentários nos últimos dias na cidade.  Aliado político do ex-deputado Adalberto , e dono de um estilo peculiar, o homem que tem uma empresa cuja atividade inclui salgar couros de animais pode também dar um sabor a mais na disputa eleitoral em Afrânio este ano.  A expectativa dos " bocas pretas " na cidade e no interior agora é pelo anúncio oficial com a confirmação do nome do Salga Pele que certamente vai botar um tempero a mais em uma pré campanha que até agora vinha sendo vista por muitos do município como uma comida indigesta e sem sal.

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.