Pular para o conteúdo principal

Pesquisa aponta hipertensão arterial em 25,6% dos adultos do Nordeste

 



A nova pesquisa Covitel 2023, desenvolvida pela Vital Strategies, organização global de saúde pública, e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apontou que 25,6% da população adulta do Nordeste tem hipertensão arterial. A pesquisa, que retrata o impacto dos riscos para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), está na segunda edição e traz dados sobre atividades físicas, tempo excessivo de tela, ansiedade e depressão. Especialista aponta que a causa é a desigualdade de políticas públicas na região.

A pesquisa Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia foi desenvolvida pela Vital Strategies e pela UFPel, a partir da articulação e financiamento da Umane e apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Foram entrevistadas, por telefone fixo e celular, 9 mil pessoas de capitais e cidades do interior de 5 regiões do país, entre janeiro e abril. A pesquisa foi realizada pela primeira vez em 2022, e traz comparação de dados entre o primeiro trimestre deste ano, do ano passado e antes da pandemia.

No Nordeste, um dos dados que mais preocupam é o de hipertensão arterial, que abrange 25,6% da população adulta. A maioria, 67,7%, tem 65 anos ou mais. No marcador de diabetes, a pesquisa apontou 9,7% da população adulta do Nordeste, sendo 12,4% mulheres. No ano passado, foram 9,1%. Neste primeiro trimestre, também foi apontado que 21,1% da população adulta tem ansiedade, em sua maioria mulheres (29,9%) e pessoas pretas ou pardas (21,9%). No abuso de álcool, 21,2% da população relata algum episódio.

“Para a região Norte e Nordeste a gente observa sempre uma desigualdade e muitas vezes de acesso. A gente tem mais diagnóstico de hipertensão e diabetes no Sul e Sudeste, não porque lá tem mais diabético e hipertensão, a gente imagina que possa ser falta de acesso a esse diagnóstico no N e NE. Consumo regular de frutas, a gente tem mais consumo na população do Sul, para a população de maior escolaridade, para a população raça/cor branca. Existe desigualdade no Brasil, então por isso a necessidade de políticas públicas que tratem todos os diferentes de formas diferentes”, afirma Luciana Vasconcelos Sardinha, gerente sênior de DCNT da Vital Strategies e uma das coordenadoras do Covitel.

Já em escala nacional, o que mais preocupa é o recorte de população jovem, de 18 a 24 anos. No consumo de frutas, os jovens são os que menos consomem (33,5%), porém são os que mais bebem refrigerante, tendo 25% falado que toma pelo menos 5 vezes por semana. Os jovens registram 90% de aumento da prevalência da obesidade em comparação com o ano passado. Em 2022, foram 9%, enquanto neste ano, 17,1%. No âmbito do tabagismo, 17,3% dos jovens já usaram cigarro eletrônico. “Já tem 8,2% dessa população hipertensa, 2% de diabéticos, e isso é consequência do aumento da obesidade, do consumo inadequado da alimentação”, afirma Luciana.

Além disso, 31,6% já receberam diagnóstico de ansiedade, 14,1% de depressão e 32,6% relatam consumo abusivo de álcool. No público jovem, 36,9% fazem os 150 minutos semanais de atividades físicas recomendados pela OMS. O que também chama atenção é o tempo excessivo de tela diário, marcando 76,1%.

No recorte de todas as faixas etárias, 41,1% da população afirma não dormir bem e 59,9% tem tempo excessivo de telas. Quem consome verduras e legumes representa 45,5%, enquanto quem consome as frutas chega a 41,8%. A prática de atividades físicas alcança 31,5%, leve aumento desde 2022, que marcou 30,3%. “As pessoas fazem pouca atividade física. A gente teve decréscimo no ano passado, que era esperado, porque as pessoas estavam em casa. Mas esse ano se mantém baixo. Não aumentou e não voltou nem aos patamares ao que estava antes”, disse a gerente sênior de DCNT.

No quesito diabetes, 10,3% da população tem diagnóstico, sendo a população de 65 anos ou mais com maior incidência (26,2%). Já em relação a hipertensão arterial, 26,6% dos brasileiros tiveram diagnóstico, prevalência nas mulheres (30,8%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...