Operação “Person Fake” desmonta quadrilha que aplicava golpes através do WhastApp e prende integrantes em Petrolina
A Polícia Civil realizou na manhã desta segunda-feira (08) a operação Person Fake. Deflagrada pela Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, sendo auxiliada pelo efetivo do Malhas da Lei da AIS 23 e a equipe de investigação da 214° Circunscrição de Petrolina, a ação ocorreu em território petrolinense e resultou na prisão de duas mulheres e um homem.
Os alvos pertencem a uma associação criminosa especializada no cometimento de estelionatos via WhatsApp.
Especializados no combate aos crimes cibernéticos, os policiais civis de Salgueiro concluíram que, nos anos de 2021 e 2022, mediante golpes da mesma natureza, o grupo criminoso auferiu mais de R$ 30.000,00 reais em dinheiro. Foram vítimas dos estelionatários pessoas residentes nas cidades de Salgueiro/PE, Cedro/PE, São José do Egito/PE e Garanhuns/PE.
Segundo as investigações, o grupo criminoso criava contas falsas no aplicativo WhatsApp e se valiam da identidade (nome e/ou foto) de pessoas públicas da cidade (prefeitos, vice-prefeito, comerciantes, demais autoridades e etc). Em Salgueiro, o grupo criminoso usou a identidade do vice-prefeito da cidade e do proprietário da Salgueiro Construções.
Através de engenharia social, os golpistas faziam com que as vítimas transferissem dinheiro via PIX, cuja chave era disponibilizada pelos próprios estelionatários.
Presidente da investigação, o Delegado Leonardo Monteiro ressalta a importância das vítimas em registrarem o BO em casos de golpe, principalmente os virtuais, tão comuns no cenário atual.
Comentários
Postar um comentário