Pular para o conteúdo principal

Municípios de Pernambuco vão receber apoio da Sudene para impulsionar o desenvolvimento econômico

 

O estado de Pernambuco passou a contar com mais uma ação coordenada pela Sudene para estimular o desenvolvimento de municípios com indicadores sociais e econômicos mais frágeis. O Projeto de Desenvolvimento Federativo foi lançado ontem em Serra Talhada, durante evento que contou com a presença de gestores municipais, representantes de instituições parceiras e empreendedores locais.

“O projeto busca interiorizar as atividades de desenvolvimento regional. São 2074 municípios na área da Sudene. E a ideia é levar ações de políticas públicas para aqueles que mais precisam de nossa presença. Por isso, reunimos várias instituições parceiras para apresentar seus programas e ações em todos esses territórios”, explicou o diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene, Marcos Falcão.

Os critérios para seleção dos municípios participantes do Projeto de Desenvolvimento Federativo levam em conta o PIB per capita, o contingente populacional (até 20 mil habitantes), além dos os indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal), que monitorou a situação das administrações públicas na área da autarquia. “Selecionamos um município polo em cada estado da área da Sudene. Em Pernambuco, Serra Talhada ocupa este papel. As ações se estendem para mais cinco municípios do entorno da cidade”. Este grupo, chamado de célula de desenvolvimento integra a rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

Em Pernambuco, os municípios beneficiados são Serra Talhada (polo), Calumbi, Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde e Betânia. Para levantar as necessidades de cada participante do projeto, a Sudene promoveu entrevistas com os gestores municipais. As informações indicadas nesta etapa foram analisadas e constituíram a base da elaboração dos planos de ação. O fortalecimento da agricultura familiar, o desenvolvimento do turismo rural e de aventura e a capacitação da mão de obra (empreendedorismo, manejo de produção) foram os principais desafios econômicos apontados pelos gestores.

Considerando o levantamento junto aos gestores, a Sudene trouxe ao evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), além do Sebrae e do Banco do Nordeste. Entre as principais ações apresentadas, estão a capacitação de produtores rurais e servidores, o desenvolvimento de cadeias produtivas potenciais e o investimento na consolidação de equipamentos de infraestrutura e conectividade, que ampliem o acesso à internet

Durante o evento, os prefeitos assinaram protocolos de intenções com a Sudene para a participação no Projeto de Desenvolvimento Federativo. Os planos de trabalho contemplam a realização de oficinas, reuniões de trabalho, além do levantamento de dados para oferta de serviços pela força-tarefa institucional proposta pela Sudene. As ações serão revisadas em três meses, para verificação do cumprimento das metas estabelecidas para cada participante.

Além da apresentação da Sudene e dos parceiros institucionais do projeto, o evento contou com a exposição de produtos típicos das economias dos municípios participantes. O gerente da unidade Sebrae Sertão (PE), Henrique Malaquias, destacou o potencial do Projeto de Desenvolvimento Federativo para estimular as cadeias produtivas locais, a partir da união das cadeias produtivas locais. “É uma ação para que os outros municípios vejam que eles têm ações complementares. Podemos construir uma grande rede para promover o turismo, artesanato, apicultura, caprinos de corte e leite, entre outros”, disse o gestor.

O evento também contou com uma feira de exposição de produtos típicos das economias locais, com a participação de empreendedores locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!